ISRAEL LEVY


Técnico do Teatro Casanova

"Já faz 6 anos que trabalho nessa área. Trabalhava antes com promoção de festas, ajudando mais na parte da organização do que na área técnica. Comecei meio de pára-quedas. Vim para o Teatro Casanova junto com o atual administrador, o Marcos Saraiva, que me chamou para ajudá-lo. Ele também veio de repente e não sabia o que esperar do Teatro. Desde então, aos pouquinhos, a gente vem tentando mudar a condição do Casanova, levantando o Teatro e, graças a Deus, conseguindo.




Tive também grande ajuda da minha família, principalmente da tia Hercília Levy, que é diretora de teatro. Muitas pessoas acham que trabalhar nisso é coisa de desocupado, o que é uma visão meio errada. Alguns amigos meus estranham o fato de eu ficar à-toa às segundas e terças, dias de trabalho para eles e de descanso para mim. Tem sempre o lado positivo e o negativo nas coisas. Minha tia sempre me apoiou e ficava muito empolgada em saber que tinha mais uma pessoa na família trabalhando com artes. Tive experiência com manipulação de bonecos, mas acabei me apaixonando mesmo foi pela parte técnica. O ngelo Vieira foi a minha grande escola. Tem muito curso que realmente é necessário, como por exemplo, noções básicas de elétrica e eletrônica, mas o essencial mesmo é a prática. Por isto eu gosto muito do teatro, a cada dia a gente aprende uma coisa nova. Aqui no Casanova faço praticamente de tudo um pouco. Cuido da iluminação, sonoplastia e palco, ou seja, faço com que o espetáculo aconteça, adaptando-o ao local. Uma coisa bem legal é que, o que nós não temos em equipamentos e parte técnica, temos em atendimento. Todo mundo que passa por aqui adora o relacionamento e o tratamento pessoal que a gente dá. Se não tem aquele refletor para colocar no lugar, pelo menos a gente tem boa vontade de tentar fazer alguma coisa para amenizar aquela deficiência. Quem vem, volta depois.

RECADO - Queria falar para quem está iniciando na área, para procurar os lugares certos. Tem gente que quer começar fazendo técnica e, por não ter muita escola, acha que não deve buscar conhecimento em lugar nenhum. Há uma deficiência de bons técnicos em Belo Horizonte, tem muita gente que acha que é técnico. Mas também tem muito cara bacana aí que está querendo ensinar e passar seu conhecimento para frente. A melhor forma de aprender é procurando os técnicos dos teatros, além de alguns cursos legais que surgirem."


Camarim
Entrevista