Termo chave para qualquer discussão acerca da criação artística.
Embora usado por Platão (427?-347?a.C.), foi com Aristóteles (384-322a.C.)
que o termo converteu-se na idéia central do processo de criação
em arte. Para Aristóteles, a imitação é algo institivo ao homem.
Assim sendo, este se expressa artisticamente reproduzindo a realidade
através de um processo de representação. A imitação, portanto,
segundo Aristóteles, é um princípio comum a todas as artes, poesia,
música, dança, pintura ou escultura. As diferenças que essas artes
apresentam são, pois, de natureza formal, e podem ser quanto ao
meio empregado para imitar, quanto ao objeto imitado ou ao modo
de imitação. No que diz respeito ao DRAMA, Aristóteles refere-se
a ele como sendo a "imitação de uma ação". Por AÇÃO, consideremos,
como Hegel (1770-1831), "a vontade humana que persegue seus objetivos".
Fonte: Dicionário do Teatro - Luiz Paulo
Vasconcelos
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