Nos dois últimos anos de sua vida,
Konstantin Stanislavski (1863-1938) resolveu reformular parte
do sistema de treinamento de atores que havia publicado em 1936
com o título de A Preparação do Ator. Influenciado, sem dúvida,
por novas perspectivas científicas no campo do comportamento
humano, sobretudo pelos estudos do fisiologista Ivan Pavlov
(1849-1936) acerca dos reflexos condicionados e dos hemisférios
cerebrais, e preocupado com o controle consciente do subconsciente,
Stanislavski elaborou uma nova abordagem para a composição e
CARACTERIZAÇÃO do PERSONAGEM, baseada no que ele chamou de "a
lógica das ações físicas". Nessa fase de sua pesquisa - a mais
importante de sua obra, sem dúvida, por ser abrangente e conclusiva
- , Stanislavski subordina a técnica e a criatividade, não mais
à psicologia, como na fase anterior, mas à expressão física
das ações. Assim, para Stanislavski, o primeiro passo para estabelecer
um processo criativo orgânico passou a ser a relação física
com os objetos e pessoas que estão a nossa volta e que são a
base de nossas sensações e emoções.
Fonte: Dicionário de Teatro - Luiz
Paulo Vasconcellos
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