Termo usado para designar o conceito
central da teoria do TEATRO ÉPICO formulada por Bertolt Brecht
(1898-1956). O termo original, em alemão, é VERFREMDUNGSEFFEKT,
cuja tradução mais aproximada é "estranhamento". Em inglês usa-se
a expressão alienation effect, derivada do vocábulo alien, que
significa forasteiro, estranho. O distanciamento consiste numa
revisão de fatos ou atitudes dos quais, de tão familiarizado,
o espectador já perdeu qualquer perspectiva crítica. Nas palavras
do próprio Brecht, "trata-se (...) de uma técnica (...) que
permite retratar acontecimentos humanos e sociais, de maneira
a serem considerados insólitos, necessitando de explicação,
e não tidos como gratuitos ou meramente naturais. A finalidade
deste efeito é fornecer ao espectador, situado de um ponto de
vista social, a possibilidade de exercer uma crítica construtiva."
(Teatro Dialético, p.148.). O efeito do distanciamento é obtido
através do uso de uma série de recursos de linguagem cênica,
principalmente através de uma técnica de interpretação em que,
segundo Brecht, o ator deve conforntar-se com a AÇÃO do personagem
como se esta fosse passível de ser modificada. Esta ação deve
resultar, necessariamente, num "GESTUS" SOCIAL, que o autor
explica como sendo a expressão física da emoção do personagem,
derivada das relações sociais que determinam tal emoção. Embora
prioritariamente centrado no trabalho do ator, o distanciamento
deve ser complementado com recursos narrativos de cartazes,
canções e outros efeitos de linguagem cênica.
Fonte: Dicionário de Teatro - Luiz Paulo Vasconcellos
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