Atriz
“Eu comecei a minha carreira na extinta
TV Itacolomi, em 1959, e trabalhei por lá até 1965. Em 66 comecei,
definitivamente, a minha carreira profissional no palco, com uma
peça chamada "O Macaco da Vizinha", de Joaquim Manoel de Macedo,
dirigida por Carlos Leite. Estou com 43 anos de profissão, fazendo
todo ano um espetáculo.
Fiz cinema também. Foram três filmes,
sendo o primeiro deles "O Menino e o Vento" de Aníbal Machado,
em 66. No palco minhas aulas eram práticas e, com cada espetáculo
que fazia, autor que interpretava e atores e atrizes com quem
estava trabalhando, ia aprendendo. Quando fiz "Fala Baixo, Senão
eu Grito", em 1973, produzido por José Mayer e dirigido pelo Eid
Ribeiro, aconteceu um forte rompimento na minha vida como mulher
e atriz. A minha carreira mudou e acho que cresci muito e consegui
me libertar de muita coisa. Então, fiz coisas no palco que nunca
tinha feito. Fiquei bem descomposta, despojada, de cara lavada
e cabelo despenteado. Trabalhei com o Eid por três vezes e aprendi
muito. Depois vieram outros diretores. Fiz "O Interrogatório",
com o Jota Dangelo; "Me Ensina a Viver", com Helvécio Guimarães;
"À Margem da Vida", com a Haydee Bitencourt em 67 e com Arnaldo
Brandão em 81, além de "Dona Beija", com Paulo César Bicalho.
Em 1994, fiz uma peça chamada "Boa Noite Mãe", produzida pela
Maria Lúcia Schetino, que trouxe um diretor do Rio, o Marcos Vogel,
que acabou ficando por aqui até hoje. Depois disso, fiz "Velório
à Brasileira", com direção de Márcio Machado e Mamélia Dornelles
no elenco e, em 1998 me apareceu o Dr. Jair Raso. Fiz com ele
"As Mulheres se Odeiam" e, em 99, quando completei 40 anos de
profissão, ele escreveu para as comemorações o texto "A Paixão
de um Deus", que fiz com o Sérgio Cardoso. Criamos, então, um
vínculo muito grande e a confiança para trabalhar. Hoje estamos
fazendo a peça "As Três Mães", com produção, direção e texto dele
e com Marcelo do Vale no elenco. É um trabalho que, por incrível
que pareça, está sendo um desafio. Quando a gente pensa que sabe
tudo, descobre uma série de novidades. É um aperfeiçoamento, principalmente,
com a aula de corpo da Rita Clemente, de canto com a Thaís Garaype
e a assistência de direção da Patricia Reis, além dos figurinos
e cenários do Marney Heitmann. É um trabalho que mexeu muito com
a minha cabeça e está sendo um prêmio para mim. Nesta altura da
minha vida já rompi com tanta coisa, mas estou rompendo comigo
mesma, pois, há uns dois meses, achava que estava pagando mico
quando ia experimentar as cenas. Mas passou e aprendi que isso
não existe. Uma atriz tem que ser despojada para ser disponível.
TEATRO MINEIRO
– Na década de 60, época em que participei efetivamente, era um
trabalho mais de amor e coragem. Não tinha subsídio nem leis de
incentivo. As pessoas pegavam os móveis de suas casas e levavam
para o cenário. Havia mais união. A quantidade de trabalho era
menor, mas a qualidade, postura e consciência, sobretudo, eram
muito fortes. A década de 70 continuou assim, mas a gente já ia
para a Assembléia, procurava os deputados, conseguia verba, vendia
programa e, enfim, fazíamos. Começamos a ter consciência de classe
e fundamos a APATEDEMG, que é hoje o SATED e mais tarde a AMPARC,
hoje Sindicato dos Produtores. Começou a crescer o volume e a
renovação de talentos, o que deve haver, porque um dia eu vou
morrer e alguém vai ter que ficar no meu lugar. Veio a década
de 90 e acho que, apesar das leis de incentivo, as dificuldades
começaram a surgir. O país também foi piorando e começou a aparecer
uma quantidade enorme de atores e atrizes jovens, razoavelmente,
com talento. Hoje, acho que nos falta união e estou vendo pequenos
guetos. Alguém produz ali e falam que está bonitinho. O outro
produz acolá, metem o pau e falam que devia ter feito assim ou
assado… Acho que uma classe não pode ser assim. Tem que ter respeito,
entrega e disciplina. Antes era mais lúdico, mas também viceral.
Tínhamos um apego muito forte ao que estávamos fazendo. Existiam
as fofocas, pois ninguém era santo, mas nos respeitávamos.
RECADO – "Vá
ao teatro sempre.”
|