Iluminador
do Grupo Galpão
"Eu
era office-boy do Sindicato dos Artistas, nem imaginava entrar
para técnica, quando fui convidado para trabalhar com a Brenda.
Não fazia muita coisa. Fazia contra-regragem e só ajudava. O Ângelo,
que era iluminador do Teatro Marília, convidou-me para acompanhá-lo
na mesa de luz e, de repente, ele saiu, me deixando sozinho para
operar um espetáculo. Foi um sofrimento. Aí, com o problema financeiro
no Marília, os técnicos fizeram greve e então a Madalena Rodrigues
(atual Presidente do SATED) me colocou como técnico para segurar
a estrutura do Teatro. Desde então, eu fui ficando, ficando, tornei-me
auxiliar técnico, depois ajudante de palco e formei-me um iluminador.
O Teatro Marília foi de grande formação. Foi a escola. Depois
fui convidado para trabalhar no Teatro da Praça, ficando por dois
anos lá. Nesse decorrer, já estava viajando com várias Companhias
e já tinha formado o Núcleo Técnico de Artes Cênicas que era integrado
por mim, Helvécio Isabel, Alexandre Galvão, Nilson e Júlio. Trabalhei
com várias Companhias, dentre elas, a Sonho e Drama, Trupe Pierrot
Lunar e Carlos Gradim. Com esse trabalho todo, o Alexandre e o
Helvécio se separaram do Núcleo e foram para o Grupo Galpão. Em
seguida fui convidado, com o Alexandre, para fazer o projeto da
luz do Galpão e acabei ficando com o Grupo até hoje, completando
quatro anos, viajando o mundo todo, e já fazendo o terceiro projeto
com o Alexandre para o Grupo."
O GUIA - "O guia é importante.
Não menosprezando os outros, este é mais direcionado à área teatral
e é informativo, sempre anunciando um novo espetáculo. Tem essa
oportunidade de um técnico estar dando uma entrevista, de estar
passando para as pessoas o que acontece dentro do teatro. Há pouco
tempo eu li no Palco BH o que é uma coxia. Isso é legal, porque
o público que vai assistir a um espetáculo nem imagina o que acontece
por trás das cortinas. Este valor que é dado mostra que não é
sempre o ator que está ali dentro. Existe uma equipe técnica,
vários profissionais envolvidos com uma responsabilidade muito
grande. Pode ser uma hora de espetáculo, mas é um tempo muito
grande para que tudo possa sair sempre bem certinho e perfeito."
|