WLADIMIR MEDEIROS

            Iluminador do Grupo Galpão

"Eu era office-boy do Sindicato dos Artistas, nem imaginava entrar para técnica, quando fui convidado para trabalhar com a Brenda. Não fazia muita coisa. Fazia contra-regragem e só ajudava. O Ângelo, que era iluminador do Teatro Marília, convidou-me para acompanhá-lo na mesa de luz e, de repente, ele saiu, me deixando sozinho para operar um espetáculo. Foi um sofrimento. Aí, com o problema financeiro no Marília, os técnicos fizeram greve e então a Madalena Rodrigues (atual Presidente do SATED) me colocou como técnico para segurar a estrutura do Teatro. Desde então, eu fui ficando, ficando, tornei-me auxiliar técnico, depois ajudante de palco e formei-me um iluminador. O Teatro Marília foi de grande formação. Foi a escola. Depois fui convidado para trabalhar no Teatro da Praça, ficando por dois anos lá. Nesse decorrer, já estava viajando com várias Companhias e já tinha formado o Núcleo Técnico de Artes Cênicas que era integrado por mim, Helvécio Isabel, Alexandre Galvão, Nilson e Júlio. Trabalhei com várias Companhias, dentre elas, a Sonho e Drama, Trupe Pierrot Lunar e Carlos Gradim. Com esse trabalho todo, o Alexandre e o Helvécio se separaram do Núcleo e foram para o Grupo Galpão. Em seguida fui convidado, com o Alexandre, para fazer o projeto da luz do Galpão e acabei ficando com o Grupo até hoje, completando quatro anos, viajando o mundo todo, e já fazendo o terceiro projeto com o Alexandre para o Grupo."

O GUIA - "O guia é importante. Não menosprezando os outros, este é mais direcionado à área teatral e é informativo, sempre anunciando um novo espetáculo. Tem essa oportunidade de um técnico estar dando uma entrevista, de estar passando para as pessoas o que acontece dentro do teatro. Há pouco tempo eu li no Palco BH o que é uma coxia. Isso é legal, porque o público que vai assistir a um espetáculo nem imagina o que acontece por trás das cortinas. Este valor que é dado mostra que não é sempre o ator que está ali dentro. Existe uma equipe técnica, vários profissionais envolvidos com uma responsabilidade muito grande. Pode ser uma hora de espetáculo, mas é um tempo muito grande para que tudo possa sair sempre bem certinho e perfeito."

Camarim
Entrevista